História da Coca Cola Company
A Coca Cola teve as suas origens nos EUA na cidade de Atlanta no ano de 1886 quando uma certa tarde John Pemberton um farmacêutico inspirado pela curiosidade, criou a fórmula de um xarope à base de caramelo e levou-a até à farmácia Jacob´s, onde foi misturada com água gaseificada. De seguida foram criadas amostras para dar a provar aos clientes, as quais tiveram grande aceitação por parte deles.
Posteriormente a bebida foi posta à venda na farmácia Jacob´s por 5 cêntimos o copo, tornando-se esta a primeira sede da Coca Cola.
Foi Frank Robinson, o contabilista de Pemberton que baptizou a mistura com o nome de Coca Cola e escreveu o seu logótipo com a sua caligrafia distinta, logótipo esse que é utilizado até aos dias de hoje.
Durante o primeiro ano de venda ao público Pemberton vendia apenas 9 copos de Coca Cola por dia.
Passados dois anos Asa Griggs Candler, um empresário de Atlanta, comprou os direitos da Coca Cola e tornou-se o primeiro Presidente e o primeiro a trazer uma visão de negócio, registando a marca.
Transformou a Coca Cola de uma invenção em um negócio extremamente lucrativo, através de métodos publicitários, distribuindo ofertas pelos donos das farmácias (relógios, calendários etc), dando assim uma maior visibilidade à marca, com o intuito de aumentar a comercialização do produto. Esses métodos tiveram grande sucesso pois o público já via a Coca Cola em todo o lado e passados 4anos esta já era consumida em todos os EUA.
No ano de 1895 Candler já tinha mandado construir fábricas em Chicago, Dallas e em Los Angeles.
Em 1894, Joseph Briedenham, um empresário do Mississipi foi o primeiro a colocar a Coca Cola em garrafas e enviou 12 delas para Candler que apesar de ser um empresário brilhante e inovador, não olhou para a ideia com bons olhos, não se apercebendo que o futuro da comercialização da Coca Cola dependia da sua portabilidade, tornando assim possível o transporte e o consumo em diversos locais.
Em 1899 Benjamim Thomas e Joseph Whitead, dois advogados do Tennessee compram a Candler os direitos de engarrafador, revolucionando dessa forma a comercialização da Coca Cola, que até à data era vendida por copos.
A primeira fábrica engarrafadora é fundada em Chattanooga seguida pela de Atlanta, criando-se assim um sistema de franchising, utilizado até aos dias de hoje, na qual a Coca Cola Company fornece os ingredientes básicos para a criação da Coca Cola, mas permite que o fabrico, engarrafamento, distribuição e venda seja realizado por empresas locais.
Pode-se dizer que Robert Woodruff foi a pessoa que mais impacto teve na Coca Cola Company, tornando-se presidente em 1923, 4 anos após o seu pai ter comprado a companhia a Candler.
Enquanto Candler preocupou-se apenas em dar a conhecer a Coca Cola nos EUA, Woodruff esteve 60 anos desempenhando o cargo de Presidente, introduzindo a Coca Cola ao resto do mundo.
Woodruff levou a Coca Cola até aos jogos Olimpicos pela primeira vez em 1928 realizados em Amesterdão. Foi ainda ele o responsável pelo aparecimento e distribuição do “six pack” e de outras invenções que tornaram mais aliciante o consumo da Coca Cola, tanto nos EUA como em todo o mundo.
Após vários anos de sucesso apenas com um só produto a Coca Cola Company decidiu introduzir novos sabores, Fanta (1950), Sprite (1961), TAB (1963) e Fresca (1966).
Em 1981 Roberto C. Goizueta tornou-se Presidente da direcção da Coca Cola Company, tomando decisões arrojadas, tais como aglomerando todas as empresas de engarrafamento nos EUA, numa única empresa pública, criando assim a Coca-Cola Enterprises Inc. Também foi responsável pela introdução no mercado da Diet Coke e posteriormente em 1985 alterou pela primeira vez em 99 anos a receita da Coca Cola levando assim à criação da “Nova Coca Cola”, mas o público não reagiu bem pois estava afeiçoado à formula original não dando outra hipótese à Coca Cola Company se não o retorno à receita antiga, passando a chamar-se de Coca Cola Classic.
Comparando com as origens da marca em que se vendiam apenas 9 copos de Coca Cola por dia, actualmente vendem-se mais de 1.4 biliões de bebidas todos os dias.
A Coca Cola tornou-se assim o refrigerante mais popular e a marca mais conhecida e vendida em todo o mundo.
0 Responses

Enviar um comentário

  • Qual o produto Coca Cola Company que mais aprecia?

  • Seguidores

    Powered By Blogger