Evolução da Marca
A Coca-Cola surge para o mundo, como a primeira bebida refrigerante, aproveitando um mercado que ainda não estava em expansão, deste modo, o farmacêutico John Pemberton criou em 1985 um tónico que se viria a tornar numa bebida de sucesso, como se apresenta hoje mundialmente.
Esta bebida até começou por ser utilizada como um xarope, baseado nas folhas de cola. Começou a ser distribuida para os soldados das grandes guerras, que pediam a sua comercialização. John Pemberton desde logo preocupou-se em apresentar um logotipo para esta marca, que foi desenhado por ele próprio, e desde então nunca mais se mudou, e após a morte deste farmacêutico, foi outro senhor da mesma aréa, Asa Candler que toma posse da bebida refrigerante, e surge então a empresa de sucesso Coca-cola Company.
Mantendo o mesmo sabor, e o mesmo estilo de logotipo, esta marca foi lider comercial nos Estados Unidos, até serem comercializadas em massa para a Europa.
Surge então outra bebida que tentava seguir os passos da Coca-cola, esta bebida chamava-se então Pepsy Cola, apresentando um sabor mais doce.
Como podemos observar no grafico que se segue, a Coca-Cola nunca teve de se ajustar face a concorrência e a forma de comunicar a sua marca, apresentando sempre os mesmos padrões.




Surgiu uma altura crítica para a marca Coca-Cola, em que nos Estados unidos as grandes familias estavam a aderir com alguma frequência a Pepsi, devido ao seu sabor mais doce, então numa tentativa falhada de produzir um sabor mais parecido, as pessoas que compravam Coca-Cola, começaram a protestar, e surgiu uma quebra de vendas principalmente nos Estados Unidos. Esta foi, sem dúvida, a grande falha da Coca-Cola, no sucesso apresentado desde sempre.
A Coca-Cola tentado recuperar os clientes, volta a produzir a forma ínicial so sabor do seu refrigerante, e apresentando a marca como "Coca-Cola Classic"


Para aumentar o consumo de vendas e a propagação da marca, no mundo, a Coca-Cola company, efectuo um contrato válido com a empresada multi-nacional "fast Food", ou seja, a Macdonald´s, onde esta empresa só podia vender os seus produtos com coca-cola, e nunca com a refrigerante da Pepsi cola, numa grande estratégia de marketing.

Hoje em dia a marca Coca-Cola tenta abranger todos os tipos de consumidor, desta forma a marca lança para além da sua gama original coca-cola classic, lançou a Coca-cola Light, e mais recentemente a Coca-cola Zero, expandindo assim o mercado dos refrigerantes para as pessoas que se dedicam ao bem-estar físico.
0 Responses

Enviar um comentário

  • Qual o produto Coca Cola Company que mais aprecia?

  • Seguidores

    Powered By Blogger